Sexta, 12 de Julho de 2024
17°C 19°C
Ilha Comprida, SP

No Yemar, moradores promovem mutirão de limpeza da praia, para celebrar o ‘Dia Mundial da Água’

No Yemar, moradores promovem mutirão de limpeza da praia, para celebrar o ‘Dia Mundial da Água’

23/03/2022 às 16h33 Atualizada em 23/03/2022 às 16h34
Por:
Compartilhe:
No Yemar, moradores promovem mutirão de limpeza da praia, para celebrar o ‘Dia Mundial da Água’

 

 

Celebrandoo “Dia Mundial da Água”, comemorado neste último dia 22, acontece neste sábado,a partir das 9 da manhã, no balneário Yemar, em frente ao Açaí Space, mais ummutirão de limpeza de praia.

Redação - 23.03.2022 | 16h33

Deacordo com o biólogo David Vitor, organizador do evento, a ideia surgiu háalguns anos, dentro das escolas quando ele trabalhava nessas instituições deensino, com a proposta do calendário verde do município.

Logo,o biólogo percebeu a necessidade de ampliar essas ações para além das datasespecíficas que celebram o meio ambiente, transformando movimentos desse tipoem atividades rotineiras, voltadas não apenas para estudantes, mas envolvendotodos os cidadãos preocupados com o tema.

Dentrodesse conceito, há cerca de quatro anos David criou também a Açaí Space, uma empresafocada na valorização do produto local e de questões relacionadas à sustentabilidade,através do cuidado com o meio e da adoção de atitudes simples dentro do próprionegócio, como a coleta seletiva e a separação de resíduos, que foram expandidaspara a comunidade onde a Açaí Space está instalada. A empresa, que se tornoutambém um ponto de coleta de reciclados que conta com alguns coletoresvoluntários e empresas que semanalmente retiram os materiais coletados, hoje éa promotora do mutirão.

“Aideia é agir localmente, para atingir globalmente, chamando a atenção dacomunidade para o fato dela ser responsável por sua própria produção de lixo econsequentemente pela limpeza dos seu próprio espaço”, explica David.

Assim,no segundo semestre do ano passado, o biólogo, em parceria com a comunidadelocal, coordenou a realização de duas ações de limpeza de praia. A primeira, emcerca de 400 metros de área linear, recolheu mais de 400 kg de lixo. Já asegunda, promovida às vésperas do fim de ano, que contou inclusive com aparticipação voluntária de turistas, coletou mais de 600 kg de lixo,totalizando, em ambas as ações, a retirada de mais de uma tonelada de lixo daspraias do Yemar em menos de seis meses.

Perguntadosobre a adesão das pessoas ao movimento, David diz que a participação tem sido parcialmenteboa, mas afirma sentir falta do engajamento do comércio local e de mais pessoasque se mostram preocupadas com a questão da preservação ambiental. “A gentenota um interesse muito grande em relação ao meio ambiente nas redes sociais,mas infelizmente isso ainda não se reflete com a mesma intensidade na prática.Nós poderíamos ter o comércio apoiando ações desse tipo e mais cidadãosparticipando efetivamente da coleta na praia”, lamenta o biólogo, que tambémse coloca à disposição para desenvolver essa ação em conjunto com outrascomunidades, ampliando assim a rede em defesa do meio ambiente.

Aação deste sábado se justifica pelo grande acúmulo lixo verificado no localonde o grupo vem atuando. São restos de coco, milho, fraudas, embalagens ebitucas de cigarros, lixo produzido pelo comércio ambulante e por consumidoresque ignoram os impactos negativos na natureza. Qualquer pessoa, de qualquerfaixa etária pode participar dessa importante ação e a participação de famíliasé fundamental como forma de incentivo aos mais novos.

Organizadopela equipe Açaí Space, com apoio da prefeitura de Ilha Comprida, parceirosvoluntários e com a participação ativa da comunidade local, o evento destesábado deve retirar algo em torno de uma tonelada de lixo das praias do Yemar.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias