Na última sexta-feira (05), a cidade de Ilha Comprida viveu algo histórico: a posse da vice-prefeita, Maristela, para o cargo de prefeita, após a cassação do mandato do agora ex-prefeito Geraldino Júnior.
Nas redes sociais, centenas de comentários foram feitos por internautas, que elogiam a postura da nova prefeita, condenam os atos do ex-prefeito e desejam sorte para a nova gestão.
Em pesquisa realizada pela Brada Comunicação em 2022, já se apontava uma reprovação da gestão Geraldino Júnior de 67,5% da população, número esse que, ao observar a situação política delicada do município, tende a ser superior nos dias atuais. [Leia a matéria da pesquisa clicando aqui]
Inicialmente, a posse da atual prefeita estava marcada para as 15h30, ou seja, 24 horas após o término da sessão de julgamento que levou à cassação do ex-prefeito e que perdurou por 13 horas. Vale ressaltar que o longo tempo da sessão de julgamento no dia anterior deu-se, também, devido aos excessos de interrupções e tentativas de encerramento da mesma pelo ex-prefeito, que chegou a dar voz de prisão ao presidente da Câmara Municipal, Fábio Tonon, mas não logrou êxito.
Próximo ao início da sessão solene de posse, a mesma foi remarcada para as 17h do mesmo dia, quando a Casa Legislativa já estava cheia de apoiadores, lideranças municipais e população em geral.
Após a realização do juramento, foi concedido à prefeita o direito ao uso da Tribuna, para a realização de seu discurso de posse. Em menos de 1 minuto e meio, Maristela foi direta e destacou que a cidade precisa trabalhar mais e falar menos. Veja abaixo o discurso completo:
"A nossa cidade passa por um momento muito delicado. E é hora de trabalhar mais e falar menos.
Então, hoje eu assumo um papel que me propus quando aceitei ser vice-prefeita: o de servir a minha cidade caso fosse necessário. E esse momento chegou.Eu estava em um cargo de expectativa e hoje assumo a responsabilidade de ser prefeita de Ilha Comprida. Eu sei do desafio que assumo e posso garantir que, com a mesma dedicação que tive como enfermeira na saúde pública de Ilha Comprida, vou ter como prefeita: trabalhando pelas pessoas.
Serão enormes as dificuldades que teremos pela frente, mas com a ajuda dos servidores, da população e, principalmente, dessa Casa, estou otimista que teremos dias bem melhores em nossa cidade.
Agradeço a confiança de todos e que Deus abençoe a nossa cidade e a nossa população.
Muito obrigada."
Após o término da cerimônia de posse, a prefeita deu uma entrevista à TV Tribuna, filiada à Rede Globo e que cobre notícias da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Na entrevista, Maristela reforçou a união entre o Poder Legislativo, população e toda a equipe da prefeitura, para realizar os principais projetos que a cidade precisa: uma saúde de qualidade e um melhor transporte.
"A gente tem conversado com as pessoas. E as prioridades são a saúde e o transporte do nosso município. Nesse momento são as principais preocupações que a gente vem enfrentando."
Ainda, a prefeita destacou que serão levantadas outras questões que podem ser solucionadas de forma mais rápida.
"Mas é claro que a gente precisa começar um trabalho para saber realmente o que a gente vai poder fazer nesse pouco tempo."
Vale lembrar que, além de prefeita, Maristela também é pré-candidata a prefeita de Ilha Comprida pelo partido Republicanos.
Mín. 20° Máx. 22°